ATPV-4
CARACTERIZAÇÃO SÓCIA ECONÔMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE ESCOLAR
Com relação à caracterização SÓCIO-ECONÔMICA da clientela da E.M.E.B”. Professor Erotides de Campos” que esta localizada no bairro Paraisolandia no município de Charqueada, é de classe média baixa, predominando famílias onde pais e mães trabalham fora (Municípios vizinhos), empregados na indústria, comércio, serviços gerais e principalmente no cultivo da cana-de-açúcar.
Nossa escola foi criada pelo decreto de 20/07/1944 publicado no DOE de 21/07/1944 para atender as necessidades de aprendizagem do município, facilitando o acesso das crianças a educação. Funcionou como escola estadual por muitos anos, passando a municipal pelo ato de municipalização decreto 1688/03 de 24/04/03.
Estão matriculados na Unidade Escolar 313 alunos, distribuídos em 12 salas de aula entre Pré escola e 9º Ano do Ensino Fundamental de 09 anos, e mais o Núcleos de Apoio Pedagógico, onde os alunos da comunidade local são atendidos em horário oposto às aulas, com especialista (fonoaudióloga, e sala de apoio), também temos um currículo diferenciado para superar as dificuldades na aprendizagem e desenvolver outras habilidades.
Com referência ao quesito CULTURAL a maior parte dos pais desfruta de alguns tipos de lazer, porém grande parte não disponibiliza de tempo devido ao trabalho ou não se interessam em passar momentos culturais com os filhos, ou seja, não entendem a importância de incutir novos valores, de serem presença marcante na vida de seus filhos. Assim acreditamos que alguns momentos culturais cabem à Equipe Escolar oportunizar.
FLUXO ESCOLAR
ANO BASE 2010
| Infantil ao 9° ano | ALUNOS MATRÍCULADOS | APROVADOS | EVASÃO | REPROVADOS | TRANSF. PARA OUTRAS REDES | RECEBIDOS DE OUTRAS REDES | DOCENTES | ADM. |
| 239 | 235 | 0 | 8 | 23 | 27 | 16 | 07 | |
| 100% | 95,5% | 0 | 4,5% | 9% | 11% |
| ||
GESTÃO E AS DIMENSÕES SOCIAIS E POLÍTICAS: CONCEPÇÕES E AÇÕES COMPARTILHADAS PELO COLETIVO.
A Equipe Escolar tem as seguintes concepções:
Com o apoio da equipe gestora e com a troca de experiências acumuladas por nossos profissionais, acreditamos que este será o caminho para a reflexão e a elaboração do PPP da Unidade Escolar.
A escola deve ser um espaço de formação, em que a aprendizagem de conteúdos deve necessariamente favorecer a inserção do aluno no dia-a-dia nas questões sociais e políticas marcantes e em um universo cultural maior, que possibilite adquirir conhecimentos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade cada vez mais amplos e fundamentais para o exercício da cidadania em uma sociedade democrática e não excludente.
A escola, nesta linha filosófica, assume a valorização da cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo busca ultrapassar seus limites, propiciando às crianças a inclusão em pertencerem a outros grupos sociais através do acesso ao saber.
Quanto às ações do corpo docente, cabe por meio da intervenção pedagógica, promover a realização de aprendizagens com maior grau de significado possível estabelecendo relação com os conhecimentos que o aluno já possui.
Os educadores também deverão ter propostas claras sobre o que, quando e como ensinar e avaliar, a fim de possibilitar o planejamento de atividades de ensino que visam desenvolver, quer sejam atitudes e valores (Ética) ou temas que envolvam Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Pluralidade cultural.
Nesse contexto o educador deve adequar-se às capacidades cognitivas dos alunos, de modo a favorecer a aprendizagem e como meios básicos para o pleno domínio da leitura, da escrita e raciocínio lógico.
Portanto, a reflexão sobre as diversas faces das condutas humanas deve fazer parte dos objetivos maiores da escola comprometida com a formação em todas as dimensões do aluno (física, intelectual, afetiva, psicológica, moral e ética). Essa reflexão visa à cidadania e partindo dessa perspectiva, não é a aprendizagem que deve se ajustar ao ensino, mais sim o ensino que deve potencializar a aprendizagem.
GESTÃO DA VIDA ESCOLAR: FUNÇÃO DA ESCOLA E A RELAÇÃO ENTRE A INSTITUIÇÃO E A COMUNIDADE.
Nossa escola conta com, direção e 2 coordenadoras, todos são professores concursados da rede, que assumiram cargos de gestão indicados pela secretaria municipal de educação. A equipe escolar tem um bom relacionamento com a equipe gestora e também com a secretaria municipal de educação. A função da Equipe Gestora é oferecer ensino de qualidade para todos que fazem parte da comunidade local, procurando sempre estabelecer uma relação de confiança, um ambiente prazeroso e agradável, por conseqüência, contaremos com colaboradores comprometidos, para que se crie uma boa imagem perante a família e tenhamos uma aprendizagem significativa e efetiva.
Portanto, cabe a Equipe Gestora buscar informações e oportunizar o acesso às novas tecnologias a todos que fazem parte da Unidade Escolar.
Partindo desse pressuposto, foram criados projetos onde a comunidade local recebe atendimento direcionado a essas tecnologias.
GESTÃO E AS DIMENSÕES CURRICULARES: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Quanto à organização curricular, o ciclo I do Ensino Fundamental de 09 anos, terá como prioridade o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática. Nos demais ciclos, o ensino das Áreas se desenvolverá a partir dos conhecimentos prévios dos alunos e os conteúdos serão tratados gradualmente em maior profundidade e extensão, aproximando-se, cada vez mais, de uma organização disciplinar.
A organização do Quadro Curricular a ser estabelecido mediante diretrizes baixadas por Instrução Normativa do Secretário Municipal de Educação e Cultura deverão ser considerados, entre outros, os seguintes aspectos:
- duração do ano letivo;
- tratamento metodológico a ser dada a área do conhecimento;
- amplitudes dos conteúdos curriculares.
Os currículos do Ensino Fundamental foram constituídos da Base Nacional Comum e de uma parte diversifica e fazem parte integrante do Plano Escolar.
Quanto às práticas pedagógicas, a Unidade Escolar procura desenvolver um trabalho voltado para a realidade do aluno, respeitando seus valores e vivências, também proporcionamos atividades desafiadoras que despertem novas habilidades e outros conhecimentos.
Em relação ao processo de ensino/ aprendizagem e metodologia, nas reuniões realizadas, são discutidas junto à equipe gestora, docentes e comunidade, no início do ano letivo como em outras épocas do ano, permitindo assim uma aproximação e vínculo que proporcionam tanto aos educandos como aos parceiros, motivação para melhorar a qualidade do ensino. Essas trocas permitem a orientação dos pais nas tarefas escolares e nos problemas de indisciplina.
A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Nesta Unidade escolar as atividades pedagógicas são supervisionadas e direcionadas pela Coordenação Pedagógica, a qual é formada por membros dinâmicos, participativos que procuram desenvolver seu trabalho de forma coletiva, sempre priorizando o bem estar da comunidade escolar e local.
Desta forma acontecem semanalmente os H.T.P.C’s, e os docentes recebem os subsídios e suportes necessários da equipe pedagógica, onde os mesmos fazem o planejamento do conteúdo, escolha de materiais pedagógicos que auxiliem nas atividades planejadas (livros e jogos), assim são orientados e estimulados a adotar estratégias metodológicas diversificadas que mobilizem menos a memória e mais o raciocínio, além de outras competências cognitivas, potencializando a interação entre professor e aluno.
Neste sentido, é função muito importante da Coordenação Pedagógica sugerir atividades relacionadas à realidade do aluno e outras intencionalmente voltadas para a melhoria do fazer em sala de aula aprimorando o processo de ensino e aprendizagem.
Também nestes encontros a equipe gestora visa organizar e aperfeiçoar o processo de formação dos docentes, o qual são solicitados sugestões de temas que queiram estudar, ou seja, estudos dirigidos com temas diversificados escolhidos pela própria equipe.
Todas estas informações, ou formação que são proporcionadas acreditamos que sejam para que os profissionais tenham mais credibilidade e confiança no momento da organização, elaboração e aplicação das atividades pedagógicas.
A AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
A avaliação no processo ensino-aprendizagem deve ser entendida como um diagnóstico do desenvolvimento do educando na relação com a ação dos educadores, e na perspectiva do aprimoramento do processo educativo.
O rendimento escolar do aluno e da equipe escolar como um todo deverá ser baseada na observação sistemática do desempenho do educando, nas várias atividades registradas, em trabalhos realizados e nos resultados de provas eventualmente aplicadas.
Neste sentido a avaliação possui função mediadora, a qual promove ações em benefício dos educandos fortalece e favorece a construção do seu próprio conhecimento, a qual difere da avaliação tradicional.
Portanto, a avaliação como foi mencionada acima está sempre em processo contínuo e esta faz com que ao aluno perceba com mais clareza onde está melhorando. Tudo isto pode tornar possível se, o gestor estiver constantemente preocupado em avaliar o resultado das ações adotadas.
Contudo, será constante o trabalho pedagógico na Unidade Escolar, pois ao longo do ano letivo teremos como meta a conquista do conhecimento e não a reprovação do aluno, num esforço coletivo e direcionado para a formação do cidadão consciente.
Nossa escola não atingiu a meta 5.5, projetada para o ano de 2010, conseguimos 5.4.
Estamos abaixo da média do município, que é 5.6, porém estamos na média do estado de SP (5.4).
Assim para elevar a qualidade do processo ensino-aprendizagem é necessária a melhoria da atuação da gestão escolar, ou seja, um gestor preocupado em criar mecanismos de avaliação voltados para resultados mais efetivos e que lhes forneçam dados mais concretos se de fato os alunos estão tendo resultados satisfatórios na aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário