APTV 10 - Avaliação do Plano de ação.
Acredito que durante o curso aprendemos muito sobre importância da comunidade no ambiente escolar, atualmente, vivemos numa época em que a desintegração dos valores são os maiores obstáculos para o ser humano. Valores como ética e cidadania estão sendo banidos e deixados muitas vezes de fora da formação dos indivíduos. Nesse sentido, instituições sociais como a família e a escola não podem deixar que isso continue a acontecer sem fazer nada para mudar a situação.
Assim, é preciso uma integração dessas duas instituições com objetivos em comum e com funcionários preparados e metodologias adequadas para se tentar resgatar esses valores tão importantes na formação do caráter dos educandos. Devemos buscar ações que visem sempre á transformação da realidade de nossos alunos, pois é em função da melhoria educacional que se considera importante estruturar princípios que norteiem as práticas educativas. Sendo assim, a importância da parceria entre escola e família é para um único objetivo, o pleno desenvolvimento do educando, assim sendo, o objetivo principal da educação hoje é favorecer uma participação que gere compromisso da família com a aprendizagem e o sucesso escolar do seu aluno e compromisso da escola com a inserção curricular do ambiente cultural da família e da comunidade. Essa parceria assegurará, em última instância, o pleno cumprimento da função social da escola.
Para pensarmos em educação de qualidade hoje, é preciso termos em mente que é fundamental a presença da família na vida escolar dos os alunos em todos os sentidos.Ou seja, é preciso uma interação entre escola e família. Nesse sentido, escola e família possuem uma grande tarefa, pois nelas é que se formam os primeiros grupos sociais de uma criança.
Em geral, sempre à necessidades de buscar novos caminhos para que a nossa instituição educativa consiga se adaptar ás novas realidades e também ás exigências dos novos tempos. Ao se constituir o processo democrático de decisões, o (PPP), Projeto Político-Pedagógico da escola rompe com relações burocráticas existentes no interior da mesma.
Envolver os familiares na elaboração da proposta pedagógica é muito importante, pois é através desta pesquisa realizada com a comunidade e que sabemos qual é a real necessidade de nossa unidade escolar e dos nossos educandos. Durante a elaboração do (PPP), buscamos a presença da comunidade através de pesquisa, houve uma excelente participação, pois os pais colocaram suas ideias e o que realmente esperam da unidade escolar e da equipe, participaram das reuniões, colocaram sugestões, mostraram-se entusiasmados e deram credibilidade ao nosso trabalho.
Procuramos envolver toda a comunidade escolar e local, trazer realmente todos para dentro da unidade, sentimos que demonstraram interesse em participar, em serem ouvidos, em expor suas ideias, em saber qual é a proposta da escola e o que realmente está sendo feito em benefício dos alunos. Desta forma, passamos a perceber que a participação é um conceito muito importante, pois pode ter muitos significados, e pode ser exercida em diferentes níveis. Podemos pensar a participação em todos os momentos do planejamento da unidade escolar, de execução e também de avaliação. Isto tudo requer uma reflexão sobre a escola, como um espaço privilegiado de comunicação de idéias e ideais, reflexão e ação, solidariedade e respeito às diferenças, de modo que a organização da escola, a metodologia de trabalho, os referenciais teóricos e os recursos didáticos se tornem os instrumentos para a construção deste projeto (PPP), e possam ser também o caminho de qualificação constante para os educadores.
Temos ciência que tudo isso não é uma tarefa fácil e nem acontece da noite para o dia, tudo passa por um processo que exige ruptura, continuidade, sequência, parceria e um contato frequente antes durante e depois, é o trabalho do dia-a-dia, a persistência, o melhorar sempre, um dia superando o outro. São mudanças que algumas vezes não são bem aceitas por todos, porque acaba dando ideia que irá gerar mais trabalho, mais tempo, causando certa resistência em alguns.
A E.M.E.B “Profº. Erotides de Campos” a qual sou gestor, surgem alguns comentários, mas nada que atrapalhe o desenvolvimento de nosso trabalho, temos um conselho escolar atuante e que colabora bastante para o bom desenvolvimento de nossa unidade escolar, e procuro frisar bem, que o importante será os resultados obtidos e que causarão mudanças positivas dentro de nossa unidade escolar. O envolvimento da comunidade é muito importante para o bom andamento e desenvolvimento do trabalho escolar, os pais precisam participar tanto na vida escolar de seus filhos como nas tomadas de decisões. Este é um grande desafio que a gestão escolar enfrenta envolver todo o grupo criando um vínculo escola-família, e buscando meios para compartilhar as decisões e responsabilidades criando assim uma verdadeira gestão democrática.
1º Projeto Sem Higiene Não Há Saúde
1.JUSTIFICATIVA: Partindo do princípio que uma boa saúde contribui para o desenvolvimento e o aprendizado das nossas crianças, o Projeto “Sem Higiene não há Saúde”, busca estimular hábitos saudáveis entre os nossos alunos.
2.OBJETIVOS: Levar o aluno a perceber a necessidade de adotar hábitos saudáveis; Conscientizar os alunos de que os hábitos de higiene não trazem somente benefícios estéticos, mas também benefícios á saúde; Identificar doenças causadas por falta de higiene; Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unhas e cabelos, lavar as mãos antes e depois das refeições; Prevenir alunos e pais quanto aos cuidados contra o piolho; Prevenir alunos e pais quanto aos cuidados contra as doenças causadas por ingestão de microorganismos causadores de doenças e verminoses, ingestão esta que se dá quando a criança leva a boca a mão suja ou alimentos manuseados sem a devida higiene.
3.METODOLOGIA: A metodologia adotada foi embasada nos Referenciais Curriculares da Educação Básica, buscando a interdisciplinaridade e a preparação do indivíduo enquanto cidadão consciente e atuante dentro da sua comunidade. Os alunos assistiram a vídeos musicais sobre os temas: Lavar as Mãos, Tomar Banho, Escovar os dentes e Prevenção contra o piolho. Os vídeos foram baixados do youtube e foram elaborados exclusivamente para a orientação (de forma lúdica) quanto a higiene das crianças, a professora levou os alunos a refletirem sobre seus próprios hábitos de higiene. Após as reflexões os alunos desenvolveram atividades para fixar os conceitos estudados.
4. Dentre as atividades desenvolvidas destacamos:
-Orientações sobre a higiene bucal, que foi ministrada pelo dentista;
- Como escovar os dentes adequadamente;
- Importância do banho;
- Produção do xampu de ervas para o combate ao piolho;
-Teatro de fantoches: uma forma lúdica de orientar ás crianças quanto aos hábitos de higiene;
-Atividades envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Estudos Sociais;
- Trabalhos com vídeos musicais (recurso midiático: TV e Vídeo);
- Jogos e brincadeiras digitais (recurso midiático: computador);
5.CONCLUSÃO: Ao decorrer da semana do projeto, percebemos que as atividades despertaram a autoconsciência em vários alunos, no que diz respeito ao seu próprio corpo e os cuidados necessários para com o mesmo. Percebemos também que o tipo de mudança objetivada pelo projeto, está além da sala de aula, uma vez que precisamos também de um mudança dentro do núcleo familiar, com o apoio dos pais na contribuição para os cuidados da higiene e saúde das crianças .Infelizmente, toda a mudança social e/ou familiar demanda tempo. Independente deste processo, nos sentimos vitoriosos ao perceber a satisfação das crianças no momento do aprender e também nosso próprio crescimento profissional.
2º Relacionamento entre a equipe escolar
1.JUSTIFICATIVA: Resolvemos nos unir ainda mais, pois sabemos que o bom relacionamento entre toda a equipe implica também no bom trabalho que é realizado com os alunos, a nossa união lutando por um so objetivo, fotalece ainda mais nosso trabalho, serve de bom exemplo para nossos alunos e nos ajuda a aproximar ainda mais os pais de nossa unidade escolar.
2.AÇÕES.
- Realizar uniões com o corpo docente e funcionários, realizar diferentes dinâmicas de integração e reflexões , fazer leituras de textos que elevem a auto-estima, valorizar a função de cada função exercida dentro da unidade escolar;
- Incentivar o diálogo aberto e saber ouvir sempre que necessário;
- Realizar sempre as confraternizações no início do anos, ao final de cada semestre e também no final de ano;
-Fazer uma lista dos aniversáriantes do mês e realizarmos uma comemoração comunitária;
- Fazer com que todas as informações da unidade escolar chegue para todos da equipe,
-Respeitar as opiniões e necessidades de cada um dentro da equipe;
- Conhecer as metas do trabalho pessoal articulando-as com as da Unidade.
3.RESULTADOS : Percebemos que a equipe ficou mais unida, o clima para o nosso trabalho diàrio mais tranquilo. A comunicação e mais rápida e eficiente, todos trabalham com mais prazer e estam se ajudando muito mais, ate mesmo a integração com a comunidade local melhorou e muito.
3º Cofrinho Solidário
1.JUSTIFICATIVA: Conscientizar os alunos da necessidade e do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno, mostrar que se cada um dor um pouquinho do que tem podemos construir a felicidade de muitos. Trabalhar a conscientização crítico-social dos nossos alunos como forma de mudar essa realidade, tornando-os verdadeiros cidadãos.
2.OBJETIVOS: Despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando posicionamentos de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária dos mesmos junto aos alunos carentes. Ajudar os alunos a descobrir o valor das ações solidárias, voluntárias e que eles possam perceber que não há recompensa maior nessas ações do que compartilhar a alegria, mesmo que por alguns instantes, com aquelas pessoas que precisam de nossa ajuda, reconhecendo assim, que são a nova força capaz de humanizar o mundo.
3.METODOLOGIA: Buscar a interdisciplinaridade e a preparação do indivíduo enquanto cidadão consciente e atuante dentro da sua unidade escolar e também na comunidade onde vive. Conversamos com os alunos e descobrimos quais os times de futebol predominavam dentro da unidade escolar, após apurarmos o resultado compramos os cofrinhos relacionados aos times para que nos mesmos pudessem ser colocada as doações.
4. Dentre as atividades desenvolvidas destacamos:
- Conversa com os alunos e explicações sobre o objetivo do projeto.
- Envio de bilhetes aos pais explicando o objetivo do projeto;
- Leitura de textos e história que aborda o assunto;
-Os alunos assistiram a vídeos sobre os tema;
- Debates sobre o tema;
- A professora levou os alunos a refletirem sobre suas próprios atitudes;
- Após as reflexões os alunos desenvolveram atividades para fixar os conceitos estudados;
-Exposição dos trabalhos desenvolvidos;
5.CONCLUSÃO: Ao decorrer do projeto, setimos que os alunos estavam muito empolgados e envolvidos com tudo que era realizado, principalmente as contribuições pois cada um queria depositar no cofrinho do seu time. As atividades despertaram a autoconsciência em vários alunos e os mesmos acabaram envolvendo toda a equipe escolar no projeto, as contribuições para o cofrinho solidário eram constantes, tanto da equipe escolar como dos pais e também dos próprios alunos. No final do ano letivo, foi escolhido 2 alunos de cada sala juntamente com a equipe gestora e realizamos a abertura dos cofrinhos e a contagem do dinheiro arrecado. Todos ficaram surpresos pois superamos a meta desejada, então revelamos a todos que pelo espirito de colaboração e boa vontade eles também iriam usufriar do resultado do cofrinho solidário. Divulgamos o resultado para toda a equipe escolar e também para os pais e realizamos uma grande festa de encerramento de ano para os alunos com: Balão pula-pula, piscina de bolinhas, cama elastica, algodão docê, bolo e refrigerante. Ficamos super satisfeitos com o resultado, os pais aprovaram nossa iniciativa, todos os alunos se divertiram muito e proporcinaram um dia de lazer maravilhoso para o amiguinho carente.
4. “LER PARA CRESCER "
1.PÚBLICO ALVO: Alunos, professores, funcionários da escola e comunidade em geral.
2.JUSTIFICATIVA: Este projeto justifica-se pela necessidade de promover a leitura em todos os segmentos da escola e na comunidade que a mesma esta inserida, de modo que, também, o aprendizado da língua escrita aconteça prazerosamente. Torna-se relevante investigar, entender e discutir assuntos relacionados aos diversos gêneros textuais fazendo uso da língua portuguesa culta e auxiliar na construção e aprimoramento textual. Aponta-se também a necessidade de realizarmos um planejamento que estabeleça métodos convenientes e com um conjunto de procedimentos e ações que visem à realização deste projeto.
3.OBJETIVO GERAL: Promover a leitura em todos os segmentos da escola e também na comunidade em que a mesma esta inserida, incentivar e facilitar o acesso àqueles que têm ou gostariam de desenvolver o hábito de ler, abrindo a porta de nossa bibliotéca para a comunidade, instigar e incentivar àqueles que não têm a criá-lo; apreciar a leitura; conhecer vários gêneros textuais; proporcionar o desenvolvimento das competências, habilidades e criatividade. Desta forma também estaremos aproximando mais a comunidade da unidade escolar.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Ler diversos gêneros textuais previamente selecionados; - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações sobre a linguagem oral e escrita. Articular as redes de diferenças e semelhanças entre a língua oral e escrita e seus códigos, sociais, contextuais e linguísticos. Produzir textos a partir das leituras e discussões promovidas na sala de aula, promover a interação entre pais e alunos através dos livros levados para a leitura relizada em casa.
5. DESENVOLVIMENTO: O projeto acontece em dias alternados uma vez por semana e tem vinte minutos de duração no segundo período de cada turma em qualquer disciplina. Os participantes do projeto escolhem os livros previamente e os trazem para a sala de aula no dia previsto. Os componentes curriculares podem utilizar essa atividade para posterior trabalho em sala de aula com produções textuais a partir de discussões sobre o que foi lido.
6.AVALIAÇÃO: O êxito do projeto se dá na medida em que desenvolve autonomia em todos os envolvidos na busca de livros variados para leitura extraclasse e também em casa, despertar para todo o processo de aprendizagem que nasce e culmina com a leitura, produção de textos coerentes, coesos e criativos, leitores capazes de influenciar na sua própria aprendizagem, na escolha e hábito pela leitura.
Nome: Luis Carlos Nunes Pereira
Polo: São Carlos