sexta-feira, 9 de março de 2012

Atividade – TPV9 - A importância do conselho escolar para a democratização da escola.

                               Atividade  – TPV9

A importância do conselho escolar para a democratização da escola.

Após leituras realizadas do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (3) , podemos constatar que os Conselhos Escolares foram criados para a melhoria da prática educacional. Sendo assim é dever dos Membros que o compõem, assegurar e incentivar condições dignas para todos os estudantes e comunidade, os quais necessitem se apropriar do saber, este sempre proposto de modo a valorizar e respeitar a cultura local e as diferenças. O Conselho juntamente com a gestão e o grupo de professores, devem  promover muitos momentos ao longo do ano para a inserção da cultura da comunidade local nas práticas pedagógicas diárias, e os professores devem  valorizar o trabalho com as datas comemorativas, realizar projetos que envolvam os pais e comunidade, realizar diminâncias ao final dos projetos para uma maior integração dos mesmos, além de incentivar as aptidões artísticas dos alunos
Neste contexto, respeitar a história de vida das crianças é contribuir com a construção do conhecimento de cada pessoa e desta maneira, a escola que respeita as diversidades cria espaço para outros saberes, contribuindo assim, para a formação de cidadãos autônomos e livres, os quais futuramente serão responsáveis pelo próprio processo de uma educação que não deixa nenhum a menos, ou seja, todos os envolvidos têm uma missão importante no combate às injustiças e desigualdades sociais no âmbito escolar.
Portanto, é na Instituição Escolar, junto ao Conselho Escolar e com o apoio do Gestor que serão criados espaços essenciais para toda a equipe escolar, bem como a comunidade local, de modo a propiciar a todos a discussão e o encaminhamento de ações que assegurem ao grupo as condições necessárias à aprendizagem na escola, para que as crianças e jovens possam se tornar pessoas atuantes na sociedade, sempre contribuindo de maneira favorável, e assim assegurar e garantir uma educação básica  de qualidade para todos.
De acordo com o currículo escolar, estamos sempre em constante e permanente construção, pois aprendemos construindo e reconstruindo saberes, estamos sempre aprendendo com o outro, porque cada pessoa é diferente e é na diferença que está a sua originalidade, o sentido e a riqueza de ser gente.
Nesta Unidade escolar e em especial o conselho escolar, que é constituido por pais, professores, alunos e funcionários, todos estão sempre atentos e vigilantes para que a escola não contribua para reforçar as práticas que mantenham as injustiças e as desigualdades sociais, procuramos sempre nós apoiarmos no PPP de nossa unidade em questões relativas ao cotidiano escolar. Os membros do conselho são convocados através de convocações enviados pela direção da escola, a qual elabora a pauta da mesma dentro do objetivo do qual acontecera a reunião.
            As reuniões acontecem sempre que à necessidade e a maioria dos membros da comunidade sempre estão presentes nas reuniões, sendo assim, o diretor deve sempre ,fortalecer instâncias de participação, como o conselho escolar, buscando formas de ampliar a participação ativa de professores, coordenadores, estudantes, funcionários, pais e comunidade local, é muito importante para a efetivação de um processo de gestão inovador que expresse, a cada dia, as possibilidades de construção de uma nova cultura escolar.
 No entanto estamos apenas “engatinhando” neste processo e essa prática na escola é segmento de todos, cada função só faz sentido no coletivo da mesma, sendo que o Conselho Escolar tem o papel de estimular a presença indispensável da cultura da comunidade, do povo, e da vida cotidiana das crianças, no projeto e no trabalho pedagógico da escola.
Neste sentido, caso a escola não integre no seu currículo o patrimônio cultural, a mesma estará negando a sua função, ou seja, não estará integrando o saber e não oferecendo outras oportunidades de conhecimento a seus alunos, posto que  como já foi citados acima, os seres humanos são diferentes uns dos outros, o comportamento neste aspecto é algo construído, elaborado e dinâmico.
De sorte que se formos de verdade uma Instituição Escolar e um Conselho Escolar comprometido e atuante, teremos a obrigação de mediar e  propor diversas iniciativas que garantam um saber construído, compartilhado e científico, mas este, sempre valorizando e priorizando o patrimônio cultural dos estudantes e da comunidade; (os hábitos, atitudes, costumes, conhecimentos e competências),  pois a escola que nega esta prática educativa na relação pedagógica, estará provocando a evasão escolar e com esta, a falta de estímulo terá como  conseqüência a desvalorização da própria cultura do cidadão,  fazendo com que o mesmo se sinta excluído.
Portanto, é muito importante a intervenção educativa na Unidade Escolar, ou seja, ela só faz sentido se de fato contribuir para a formação das pessoas e dos estudantes, ou seja, quando a mesma prestar  atenção às diferenças e neste sentido,  integrar no processo pedagógico o saber que os alunos têm e sua vida cultural, pois somente desta forma a escola irá aguçar outras habilidades e ampliar o conhecimento para uma aprendizagem significativa e duradoura.
 No entanto, sabemos que, quando não valorizamos as culturas locais e as bagagens culturais dos nossos alunos, estamos negando a oportunidade para a maioria avançar na sua formação acadêmica, e por conseqüência, estamos contribuindo para uma educação excludente.
 Finalizando, deixo registrado aqui, que diversos eventos culturais, tais como o resgate de brincadeiras, as quais estão sendo realizadas nos intervalos e em outros espaços, têm por objetivo reafirmar as intervenções disciplinares nos trabalhos pedagógicos, estes  desenvolvidos através de  atividades diversas, que na  maioria dos projetos estão sendo elaboradas e com temas pertinentes aos problemas da comunidade e  do cotidiano escolar.
Assim nesta Unidade Escolar, são realizados, eventos com o objetivo de promover a integração entre os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar e assim propiciar aos educandos o conhecimento de nossa diversidade cultural, focalizando a importância da apreciação e da criação artístico-cultural na formação das crianças, refletindo novas formas de inteligibilidade, comunicação e relação com a vida, reproduzindo-a e tornando-a objeto de reflexão. Sendo assim, alguns trabalhos também são realizados abordando variadas formas de expressões artísticas em todos os anos do Ensino Fundamental.
Isso posto, temos que a Equipe Escolar está sempre priorizando a cultura local e sobre este tema, está sempre convidando a família dos alunos bem como a comunidade para prestigiar todos  os eventos que aconteceram e acontecem. Esperamos continuar contando com o apoio de todos que compõem a Escola e Conselho, como forma de cumprir com a principal função que é a efetiva formação e  o respeito pela diversidade cultural dos educandos.



Referencias Bibliográficas: Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (3):
Conselho Escolar e o Respeito e Valorização do Saber e da Cultura do Estudante e da Comunidade.




Aluno: Luis Carlos Nunes Pereira

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