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O gestor tem um papel muito importante, o de gerir a equipe na construção do famoso PPP, desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, todas unidades escolares precisam ter um projeto político pedagógico. Esse documento deve explicitar as características que os gestores, professores, funcionários e pais pretendem construir na sua unidade escolar e qual formação querem para os educandos que ali estudam. Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar de maneira bem clara, como transformar sua realidade em algo bem melhor. Se bem formatado, o próprio processo de construção do documento gera mudanças no modo de agir. Quando todos enxergam de forma clara qual é o foco de trabalho da instituição e participam de maneira positiva de seu processo de determinação, viram verdadeiros parceiros da gestão, construindo assim um verdadeiro trabalho coletivo. O plano deve prever que a escola conecte seus educandos com as discussões globais, mostrando sua importância cultural na comunidade. É preciso que todos conheçam bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenções um pano de fundo para o desenvolvimento da proposta. Na prática, a comunidade escolar deve estar ciente, por que e para que existe esse espaço educativo. Assim, é importante que o projeto preveja aspectos relativos aos valores que se deseja instituir na escola, ao currículo e à organização, relacionando o que se propõe na teoria com a forma de fazê-lo na prática sem esquecer, é claro, de prever os prazos para tal. O projeto tem como desafio transformar o papel da escola na comunidade em vez de só atender às demandas da população.
Na unidade escolar a qual sou gestor a maneira de discutir os problemas da escola com a comunidade escolar vem melhorando a cada dia, realizamos mais reuniões, procuramos buscar parcerias e deixar bem claro, principalmente para os pais, que não queremos que em casa sejam ensinados conteúdos escolares. Mas que cabe a eles verificar se a lição foi feita, elogiar quando o filho realizou tudo certinho, procurar saber com o filho como foi o dia dele na escola. Procuramos sempre falar de igual para igual com os pais e nas reuniões atendemos os casos específicos separados para que os pais não se sintam constrangidos, procuranos também considerar os valores que são trazidos de casa pelos estudantes, contribuindo assim para o fortalecimento dos princípios éticos. Discobrimos juntos, que o segredo de uma boa relação é também saber ouvir, respeitar a culturas de cada um, e trabalhar juntos, sempre. Acredito que estamos caminhando e vamos fazer de tudo para esta parceria se consolidar, pois quem tem a ganhar são nossos educandos.
Acredito que a elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa do diretor, mas não existe uma única forma de orientar esse processo. Ele pode se dar também, no âmbito do Conselho Escolar, em que os diferentes segmentos da comunidade estão representados.
Em nosso projeto e no plano de ação, contamos com o plano de suporte estratégico, o qual o objetivo é elavar o desempenho acadêmico dos alunos através de algumas ações, como: Avaliar bimestralmente as dificuldades especificas dos alunos, avaliar bimestralmente as dificuldades dos professores nas séries/disciplinas envolvidos, elaborar programas de capacitação para os professores nas séries/disciplina envolvidos, elaborar documento de avaliação do desempenho dos educandos, promover atividades recreativas para sensibilizar e envolver a comunidade no ambiente escolar, envolver a comunidade escolar com o processo da elaboração do código disciplinar discente.
Além das metas a serem alcançadas paralelamente, desenvolvemos um trabalho curricular, visando o desnvolvimento do educando em todos os aspectos. Através do matérial SOME e também do programa Ler e Escrever realizamos o planejamento de acordo com a capacidade do aluno, ou grupo determinado pelo professor. Neste processo de planejamento, temos incluido o trabalho com vários projetos como: “ Reciclando atitudes e costumes”, “Um Paraiso sem dengue”, “Campeões do intervalo”,”Projeto leitura” “Projeto todos pela paz”, “Projeto meio ambiente” “Projeto dia internacional de ações de graça”e “Projeto conciência negra” todos elaborados e discutidos no início do ano, mas sujeitos às auterações, conforme as necessidades atuais, pois como qualquer outra unidade escolar encontramos dificuldades e agumas regeições nas realizações de algumas atividades a serem realizadas, até mesmo em relação ao blog os pais costumam ter pouco acesso a este tipo de ferramenta, conseguimos um melhor resultado em reuniões ou em alguma conversa informal com os mesmos, acredito que a exposição no mural seja uma maneira mais prática para que possam ter acesso as informações.
Devemos ter ciêcia, que o Projeto Político Pedagógico deve ser revisto anualmente, ou mesmo antes desse período, se os membros da comunidade escolar sentir que isso seja necessário. É muito importante fazer uma avaliação periódica das metas e dos prazos para ajustá-los conforme o resultado obtido pelos educandos. A revisão é importante também para fazer um diagnóstico de como a unidade escolar está avançando no processo de transformação da realidade que desejamos, deve propiciar as interações, a relação com os pais, valorizando o encontro entre eles, as propostas pedagógicas precisam ser discutidas em grupo.
Sabemos que a escola também tem função socializadora, pois ela é difusora de valores e atitudes, quer tenhamos consciência disso, quer não. As instituições de ensino não são entidades alheias às dinâmicas sociais e é importante que tenham propostas em relação aos temas relevantes também do lado de fora de seus muros já que eles se reproduzem, em maior ou menor escala, em seu interior. O maior valor a trabalhar nas escolas, talvez seja o de desenvolver uma postura atenta e crítica, um olhar para um todo.
É muito comum que o plano de intenções que deve ser o objetivo maior e o guia de todo o resto não fique claro para os participantes e que isso só se perceba no decorrer de seu processo de implantação. Outro aspecto frequente é que os meios e as estratégias para chegar aos objetivos do projeto pedagógico se confundam com ele mesmo por exemplo, que a pontualidade nas reuniões ganhe mais importância e gere mais discussões do que o próprio andamento desses encontros. Um processo democrático muitas vezes, pode trazer situações de divergência para dentro da escola, pois as pessoas envolvidas neste processo, podem ter diferentes pensamentos e compreensões sobre o que é de interesse coletivo. Por isso, é preciso ser muito bem gerido pelo gestor que deve estabelecer um ambiente de respeito e de tranquilidade para que todos possam dialogar e chegar a pontos de acordo, criando assim uma verdadeira gestão democrática.
Nome: Luis Carlos Nunes Pereira
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